Adarn

Blog

06 Dez 2011

Marcelo Alecrim participa da Reunião Almoço da ADARN

Postado em Eventos por Adarn às 14h19
Marcelo Alecrim participa da Reunião Almoço da ADARN

A Associação de Distribuidores e Atacadistas do Rio Grande do Norte – ADARN – realizou nesta terça-feira (6), no Átrios Recepções, sua última Reunião-Almoço de 2011. E para encerrar o ano, a Associação convidou o empresário potiguar Marcelo Alecrim, fundador da distribuidora potiguar SAT - Satélite Distribuidora de Petróleo e atual presidente da AleSat, para apresentar seu case de sucesso para os participantes do encontro. O presidente FIERN, Amaro Sales, prestigiou o evento que também foi uma confraternização entre os empresários associados.

Marcelo Alecrim fez sua apresentação toda baseada em contos de cordel, e frisou que jamais esquece sua raiz nordestina. Marcelo destacou que um dos segredos para alcançar o sucesso é fazer coisas simples. “Isso é um diferencial característico do nordestino”, disse. Ele lembrou que em sua trajetória já cometeu erros, mas que foram poucos, aproveitou e deu um conselho. “Se possível aprendam com os erros dos outros, para isso, temos que saber ouvir. Hoje no mundo corporativo há especialistas que vendem conselhos. Para isso, a palavra chave é simplicidade. Não existe ninguém mais inteligente, existe o convencimento. Os mais velhos no mundo corporativo sabem onde você vai errar. É preciso saber ouvir”, frisou.

A trajetória do empresário começou quando, ainda aos 19 anos, ele teve em mãos o seu primeiro grande desafio: tocar o posto de combustível do pai na cidade de Canguaretama/RN e daí despertou um sonho, “um dia terei minha própria distribuidora”, declarou. Alguns anos depois a rede contava com 13 postos por diversos municípios do RN e também na capital. Depois disso, montou a própria distribuidora, foi então que surgiu a SAT, que em pouco mais de oito anos já detinha 10% do mercado em todo nordestes e que surgiu para atender a demanda dos pequenos postos, um nicho de mercado que não era favorecido pelas grandes distribuidores de combustíveis.

Alecrim falou sobre como levou uma empresa de família as conquistas que tornam a AleSat a quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil, com mais de 1700 postos espalhados por todo país, gerando mais de 12 mil empregos diretos e indiretos, além de comercializar e distribuir 350 milhões de litros de combustíveis a 5 mil clientes.

Em 2011, a empresa prevê aumentar em 17% o número de postos da rede. Marcelo ressalta que em toda essa trajetória de sucesso teve um ponto que foi fundamental, ele sempre procurou contratar os melhores profissionais do mercado e a valorização deles foi fundamental para o êxito. “O mais difícil foi sair de 80 colaboradores para 1500. Treinei pessoas, muitos de meus funcionários vieram comigo, alguns iniciaram na SAT como estagiários e estão comigo até hoje. Outros não acompanharam o desafio e ficaram no meio do caminho”, declarou.

Para Herculano Azevedo, presidente da Adarn, esses encontros são importantes por proporcionarem uma troca de experiências entre os associados. Ele ainda frisa a importância das palestras serem apresentadas por nomes fortes da economia norte-riograndense. Nesse ano, três foram realizadas com potiguares de destaque empresarial, como, por exemplo, Aécio Diniz (Ótica Diniz) e Pedro Alcântara (grupo 3 corações) e Marcelo Alecrim.

Saiba mais:
Marcelo já foi eleito, em 2000, o Jovem Empreendedor do Ano, pela Exame e Ernst & Young, e o Empreendedor do Ano 2010 na categoria Máster, sendo escolhido para representar o empreendedorismo brasileiro através de seu case em Mônaco, junho/2010.

A SAT tornou-se a empresa, dentre as mais jovens, que mais acumulava prêmios e reconhecimento da sociedade. Foi eleita por várias vezes “Uma das Melhores Empresas para se Trabalhar do Brasil” e em 2001 foi eleita a “Melhor Empresa do Comércio Varejista do Brasil”, segundo Anuário Maiores e Melhores da Revista Exame. Em 2006, surgiu a AleSat Combustíveis, fruto de uma fusão entre a SAT (potiguar) e a ALE (mineira).

Prêmios individuais conquistados:
- Empreendedor do Ano - Master – Ernst & Young – 2010
- Jovem Empreendedor do Ano– Ernst & Young - 2000
- Líder Empresarial Estadual – Gazeta Mercantil - 1999, 2000, 2001, 2002 e 2005
- Líder Empresarial Setorial – Com. Atacadista – Gazeta Mercantil - 2005

Patrocinam o evento as seguintes empresas:
- Serasa/Experian
- PC Sistemas
- Sindicato do Comércio Atacadista do RN
- Iveco/Motoeste

COMPARTILHE:
Seja o primeiro a comentar este post
Voltar